CEP - Controle Estatístico de Processo
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"Encarregar-se voluntariamente de" consiste no significado dado ao termo gestão que tem como origem o verbo gerir. Logo, quando se fala em gestão pela Qualidade, pode-se compreender como gerenciamento voluntário, consciente e responsável na implementação de ações orientadas pela qualidade. Junto à qualidade deve ser também adicionada as experiências e conhecimentos dos empreendedores para que, com essa combinação, estes possam efetuar tarefas como: racionalização de custos, padronização e formalização de processos e busca pela melhoria continuada. Isso demanda tempo, que em muitos casos, por não ser curto, desanima os empresários no meio do caminho. Razão pela qual a gestão pela qualidade em muitas empresas não alcança o sucesso. O tempo de maturação. Outros aspectos complementam o colocado acima:
Para obtenção do sucesso no gerenciamento pela Qualidade, alguns mandamentos devem ser seguidos. São eles: Satisfação dos clientes: A empresa precisa prover as necessidades e superar as expectativas do cliente. A gestão pela Qualidade assegura a satisfação de todos os que fazem parte dos diversos processos da empresa: clientes externos e internos, diretos e indiretos, parceiros e empregados. Gerência Participativa: É preciso criar a cultura da participação e passar as informações necessárias aos empregados. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os resultados. Ou seja: responsabilidade. O principal objetivo é conseguir o “efeito sinergia”, onde o todo é maior que a soma das partes. Desenvolvimento de Competências: As pessoas são a matéria-prima mais importante na organização. Elas buscam não apenas remuneração adequada, mas espaço e oportunidade para demonstrar aptidões, participar, crescer profissionalmente e ver seus esforços reconhecidos. Satisfazer tais aspirações é multiplicar o potencial de iniciativa e trabalho. Ignorá-las é condenar os empregados à rotina, ao comodismo, ao “tanto faz como fez”, clima exatamente contrário ao espírito da gestão pela Qualidade. Constância de Propósitos: A adoção de novos valores é um processo lento e gradual, que deve levar em conta a cultura existente na empresa. Os novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática, até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência e continuidade. Aperfeiçoamento Contínuo: Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade – com o contínuo aperfeiçoamento – é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios. Gerência de Processos: Garantir a Qualidade em cada fase significa preocupar-se com a garantia de toda a operação, exigindo menores esforços e causando menos atritos, pois muitas vezes não dá para fazer mais nada a não ser xingar e jogar fora um produto ou serviço mal executado. Delegação: Delegar significa colocar o poder de decisão o mais próximo da ação, Disseminação da Informação: Todos devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os planos empresariais. Garantia da QUALIDADE: A base da garantia da QUALIDADE está no planejamento e na sistematização (formalização) de processos. Não Aceitação de Erros: Todos na empresa devem ter clara noção do que é estabelecido como “o certo”. Deve existir uma formalização dos processos correspondentes dentro do princípio da garantia da Qualidade. Racionalização dos Custos: políticas que combatam toda e qualquer forma de desperdício.
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A carta de controle X-AM é utilizada em características Variáveis e são compostas por dois gráficos: um gráfico baseado na Média (Carta X) e outro baseado na Amplitude dos subgrupos de amostras (Carta R). Este tipo de carta de controle é utilizado quando os subgrupos possuem apenas uma amostra, não sendo possível calcular a amplitude do subgrupo. Alguns exemplos de aplicação das cartas de controle X-AM são:
A carta de Amplitude Móvel proporciona as seguintes vantagens:
Porém, essas cartas de controle não são tão sensíveis a alterações do processo quanto as cartas X-R e X-s. Logo abaixo, será descrito o procedimento para os cálculos dos Limites de Controle, da Média e da Amplitude deste tipo de carta. Exemplo Considere os seguintes dados de amostras coletados em um processo homogêneo.
Como o processo, do qual os dados foram selecionados, é homogêneo, não é necessário obter mais de uma amostra por subgrupo. Portanto, há em nosso exemplo 25 subgrupos de tamanho um. Quando há mais de uma amostra nos subgrupos, a amplitude é calculada pela diferença entre o menor e o maior valor de cada subgrupo. Para suprir essa deficiência em processos que possuem subgrupos de tamanho um, é utilizada a carta de controle de Amplitude Móvel. Nesta carta, a amplitude é calculada entre os subgrupos. Cada ponto na Carta R (Amplitude) é dado pelo valor absoluto (sem o sinal negativo/positivo) da diferença entre o valor da amostra do subgrupo atual e o valor da amostra do subgrupo anterior. Observe no seguinte esquema como montar uma carta de controle X-AM. ![]() Para construir a carta de controle, é necessário calcular a Amplitude Média do processo, que é dada pela seguinte fórmula: ![]() No exemplo anterior, a Amplitude Média do processo é calculada da seguinte maneira: ![]() Carta X Para construir a carta X, é necessário calcular a Média do processo, que é dada pela Média das Médias dos subgrupos. Em nosso exemplo, a Média do subgrupo é o próprio valor da amostra que o mesmo contém. ![]() Após calcular a Média do processo, vamos aprender a calcular os Limites de Controle desta carta. Os Limites de Controle da carta X são calculados pelas seguintes fórmulas: ![]() Substituindo os valores de nosso exemplo nas fórmulas, temos: ![]() Após traçar os pontos e os Limites de Controle, o gráfico será formatado como mostra a figura abaixo: ![]() Carta R Após calcular a Média e a Amplitude Média do processo, é necessário calcular os Limites de Controle da carta R, que são definidos pelas seguintes fórmulas: ![]() Observação: o Limite Inferior de Controle é 0, pois este é o menor valor não-negativo possível para a diferença entre dois valores de amostras. Substituindo os valores de nosso exemplo na fórmula, temos: ![]() Após traçar os pontos e os Limites de Controle, o gráfico possuirá o seguinte formato: ![]()
Boas Festas e um Novo Ano repleto de realizações! |
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