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O que é CEP?
O objetivo geral do CEP é melhorar continuamente os processos, reduzindo as variações. Atingir o objetivo geral permite atingir outros objetivos relacionados, como:
- aumentar a satisfação do cliente e menos reclamações;
- reduzir ou eliminar a necessidade de inspeção na cadeia de suprimentos;
- estabelecer um nível de qualidade previsível e consistente;
- diminuir custos de refugo, retrabalho e inspeção;
- aumentar a motivação dos operadores;
- entrada, análise e relatório de dados mais eficientes
- melhor comunicação entre todos os níveis da organização
- aumentar a produtividade;
- menor investimento devido a melhorias no processo;
Nos últimos 40 anos, observamos altos resultados com as implementações de CEP. Alguns exemplos:
- Uma empresa farmacêutica ganhou mais de 900 mil por ano em redução de sucata e dosagem mais precisa
- Uma empresa solar aumentou a renda em 700 mil, aumentando o rendimento por célula solar
- Uma empresa de alimentos reduziu o excesso de peso em 1%
- Uma empresa de semicondutores eliminou completamente a inspeção de fim de linha
- Uma empresa de dispositivos médicos integrou o CEP com e Big Data e registrou um aumento de 25% na produtividade em 3 meses
Nem todas as empresas verão esses altos resultados, mas normalmente sempre vemos melhor comunicação, entrada de dados, análise e relatório mais eficientes e melhor qualidade.
Mais e mais indústrias e clientes estão exigindo a implementação do CEP. É obrigatório no setor automotivo (IATF 16949, VDA), semicondutor, aeroespacial (AS13006), dispositivo médico etc. Para obter os benefícios de uma implementação do CEP, é necessário implementar o CEP em tempo real. Os dados devem ser coletados no chão de fábrica e os resultados do CEP devem estar disponíveis instantaneamente para os operadores e o suporte de fabricação. Isso significa que você precisa abordar a automação do CEP em um estágio inicial da implementação. Isso também é importante para garantir que o CEP seja implementado com eficiência. Você não deseja perder um tempo dispendioso de engenharia na coleta e processamento de documentos do Excel para obter uma análise do CEP após o fato.
Aspectos típicos que precisam ser considerados durante a implementação e automação do CEP em tempo real são:
- Funcionalidade necessária
- Integração na organização (3 níveis)
- Integração na arquitetura de TI (ERP, MES, hardware e software, Big data)
- Integração com outro software de qualidade (FMEA, MSA, OEE, CAPA)
- Integração com medidores e sistemas de medição (câmeras, PLC, CMM etc)
- Requisitos específicos do setor ou da empresa (FDA, IATF 16949, AS13006, Requisitos legais, vários idiomas, centralização, geração de relatórios
- Treinamento e suporte (local)
Temos 40 anos de experiência em mais de 4000 empresas, portanto, se você quiser discutir esses aspectos, entre em contato. Para ver uma implementação prática de como o CEP é implementado na Coca Cola, verifique o seguinte vídeo. Para obter muito mais conhecimento sobre o CEP, você pode explorar este site ou usar o curso E-Learning Advanced CEP.
O que é CEP?
O objetivo do Controle Estatístico de Processo (CEP) é estabelecer um processo de fabricação controlado, usando técnicas estatísticas para reduzir a variação do processo. Uma diminuição na variação levará a:
- melhor qualidade;
- redução de custos (desperdício, sucata, retrabalho, reclamações etc.);
- mais informações sobre a capacidade do processo.
Para chegar a um processo controlado:
- as medições devem ser registradas de maneira correta (MSA);
- os dados devem ser analisados de maneira correta (CEP);
- as decisões devem ser tomadas com base na análise e em um procedimento adequado (OCAP);
- os ajustes do processo devem ser registrados para acompanhar e avaliar o efeito dos ajustes (PDCA).
Controle Estatístico de Processo
Nos métodos típicos de qualidade de fabricação, as medições são comparadas aos limites de especificação e o resultado é uma decisão de aprovação / reprovação. Não há indicação de variação do processo ou mesmo se há algum distúrbio (em relação a um processo controlado). É importante estabelecer um padrão de variação normal para o processo e mantê-lo através do monitoramento contínuo do processo. Se houver um desvio em relação a uma variação normal, ocorreu um distúrbio e é necessário fazer ajustes no processo.
A CEP fornece as técnicas para medir, registrar, analisar e tomar decisões. Quando todos os distúrbios ou causas especiais de variação são eliminados, diz-se que o processo está sob controle estatístico. No entanto, o CEP é muito mais do que apenas analisar processos de manufatura, não é apenas a implementação de gráficos de controle que devem ser vistos ou devem ser usados em combinação com um programa de qualidade total de manufatura.
De onde veio o CEP?
Apesar do CEP surgir em destaque nas indústrias ocidentais durante os anos 80, as origens do CEP estavam nos anos vinte nos Estados Unidos.
Walter Shewhart, Bell Telephone Laboratories, EUA, em 1924, desenvolveu métodos estatísticos de controle de qualidade para melhorar a qualidade da fabricação. Esses métodos foram incorporados a uma filosofia de gerenciamento pelo Dr. W.E. Deming (um colega mais jovem de Shewhart).
Pouco antes da Segunda Guerra Mundial, a administração industrial americana não prestou muita atenção a Deming e seus pontos de vista sobre técnicas estatísticas e estilo de administração aberta. No entanto, os esforços do Japão no pós-guerra para aumentar a produção e competir com as indústrias ocidentais acharam a filosofia de Deming atraente. A alta administração japonesa concluiu que eles tinham que melhorar a qualidade e convidou Deming para fazer uma palestra no Japão no início dos anos 50.
O tour bem-sucedido levou algumas empresas a implementar as metodologias Deming e, em poucos meses, sua qualidade e produtividade aumentaram. Isso, por sua vez, levou a uma maior proliferação dessas técnicas no Japão.
Foi o comprometimento da alta gerência japonesa, a realização das recompensas da implementação do CEP e as filosofias de Deming que são a base da vantagem competitiva japonesa como a conhecemos hoje.
Deming afirmou que um produto de qualidade só pode ser fabricado se todos os processos de uma empresa estiverem sob controle; portanto, todos na empresa são responsáveis pela qualidade. O conhecimento no chão de fábrica deve ser usado e as paredes entre os departamentos precisam ser derrubadas. É de responsabilidade do gerenciamento permitir que os operadores trabalhem com os melhores métodos, as melhores máquinas, etc.
Em 1981, Deming apareceu em um documentário na televisão americana chamado: “Se o Japão pode, por que não podemos?”
Houve uma reação considerável e, pela primeira vez, os gerentes na América ouviram sua filosofia. Foi rapidamente comprovado que o CEP também poderia fornecer resultados benéficos nas indústrias ocidentais. No entanto, apesar do aumento da atenção neste lado do globo; O CEP ainda está em um estágio preliminar de implementação.
Deming resumiu sua filosofia em 14 regras de gerenciamento, que são dadas abaixo:
- Crie constância de propósitos em direção à melhoria de produtos e serviços com o objetivo de se tornar competitivo, permanecer nos negócios e gerar empregos.
- Adote a nova filosofia. Estamos em uma nova era econômica, criada pelo Japão. É necessária uma transformação do estilo ocidental de gestão para deter o declínio contínuo da indústria.
- Interrompa a dependência da inspeção para obter qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa incorporando qualidade ao produto em primeiro lugar.
- Finalize a prática de conceder negócios com base no preço. Os departamentos de compras, design, fabricação e vendas devem trabalhar com os fornecedores escolhidos para minimizar o custo total, não o custo inicial.
- Melhorar constantemente, e para sempre, todas as atividades da empresa, a fim de melhorar a qualidade e a produtividade e, assim, diminuir constantemente os custos.
- Instituir educação e treinamento no trabalho, incluindo gerenciamento.
- Instale uma supervisão aprimorada. O objetivo da supervisão deve ser ajudar pessoas e máquinas a fazer um trabalho melhor.
- Afaste o medo para que todos possam trabalhar efetivamente para a empresa.
- Quebre as barreiras entre os departamentos. As pessoas em pesquisa, design, vendas e produção devem trabalhar em equipe para enfrentar os problemas de produção e uso que podem ser encontrados com o produto ou serviço.
- Elimine slogans, exortações e metas para a força de trabalho, solicitando novos níveis de produtividade e zero defeitos. A maior parte das causas de baixa qualidade e baixa produtividade pertence ao sistema e não estará sob o controle direto da força de trabalho.
- Eliminar os padrões de trabalho que prescrevem cotas numéricas. Em vez disso, use recursos e supervisão de suporte, usando os métodos a serem descritos para o trabalho.
- Remova as barreiras que roubam ao trabalhador horário o direito ao orgulho de mão de obra. A responsabilidade da supervisão deve ser alterada de números absolutos para qualidade. Da mesma forma, remova as barreiras que roubam às pessoas da administração e engenharia seu direito ao orgulho de mão-de-obra.
- Institua um vigoroso programa de educação e reciclagem. Novas habilidades são necessárias para alterações nas técnicas, materiais e serviços.
- Coloque todos na organização para trabalhar em equipes para realizar a transformação.
Da inspeção do produto ao controle estatístico do processo
Tradicionalmente, os fabricantes aceitam que todo produto tenha limites de tolerância, porque é impossível fabricar produtos sem variação. Os limites de tolerância têm sido usados historicamente como base para o controle de qualidade, ou seja, os resultados dos testes do produto estão dentro ou fora deles. Intermediários e produtos finais são, portanto, inspecionados após a fabricação e são aprovados ou reprovados. Com a produção em massa, todos os produtos são verificados e as pessoas usam planos de amostragem para verificar se muito pode ser enviado ao cliente. O problema com esses métodos é que a variação não é levada em consideração e, no caso de inspeção no armazém, a inspeção não é imediatamente após a produção de um produto, para que as pessoas não consigam corrigir os problemas instantaneamente e também não encontrem a causa raiz. porque as pessoas que fazem a inspeção normalmente não são as pessoas em produção.
O CEP tem como objetivo eliminar todas as perturbações em um processo, reduzir a variação e produzir no alvo, levando à melhoria contínua do processo.
Erros no processo, como desgaste da ferramenta, ajustes incorretos, materiais incorretos etc. serão encontrados em um estágio inicial, permitindo assim a produção com menos variação e níveis reduzidos de sucata.