DataLyzer
O que é MSA?
O que é MSA?
A análise dos dados pode ser amplamente afetada por erros no sistema de medição. Instrumentos de medição, técnicas de inspeção de técnicos e fixação compõem um sistema de medição. Qualquer um desses componentes pode introduzir variação no sistema de medição. Essa variação no sistema de medição é refletida como parte da variação total do processo na análise do CEP e afeta negativamente as principais estatísticas de qualidade, como Cp, Cpk, Pp, Ppk, etc.
Todo processo contém variação inerente. As fontes de variação podem estar relacionadas a qualquer um dos insumos, desde a mecânica do próprio processo até a consistência da matéria-prima ou do pessoal. No entanto, é possível que a variação no processo de medição contribua significativamente para a variação geral de um processo ou esteja causando causas especiais de variação. Essa variação é analisada durante os estudos da MSA. O MSA é uma etapa essencial em qualquer aplicação de controle de qualidade.
Existem vários tipos de variação:
Precisão
- Repetibilidade – dentro de um operador ou peça de equipamento
- Reprodutibilidade – operador para operador ou atribuir medidor para atribuir medidor
Exatidão
- Estabilidade – precisão ao longo do tempo
- Precisão da linearidade em toda a faixa de medição
- Resolução
- Viés – deslocamento do valor verdadeiro
Durante os estudos de Gage R&R, a repetibilidade e a reprodutibilidade são analisadas;
Repetibilidade do medidor:
Um sistema de medição informa o mesmo resultado quando o mesmo mestre é “cegamente” medido várias vezes pela mesma pessoa? Um operador pode ser consistente na medição da mesma peça / característica usando o mesmo medidor? A repetibilidade também é chamada de variação de equipamento, pois geralmente reflete no projeto ou na condição do equipamento.
Reprodutibilidade do medidor:
DUm sistema de medição registra os mesmos resultados quando dois ou três operadores medem a mesma peça / característica “às cegas” várias vezes? A reprodutibilidade entre operadores é a outra dimensão da variação em um processo de medição. A reprodutibilidade do medidor também é chamada de variação do avaliador, porque reflete mais significativamente na consistência dos operadores no uso do sistema de medição. As soluções para problemas de reprodutibilidade geralmente envolvem treinamento do operador.
Os estudos de Gage R&R geralmente são compostos de dois componentes: variação de equipamento e variação de avaliador. Esses componentes servem para concentrar qualquer atenção corretiva na reparação ou melhoria do próprio medidor (variação do equipamento EV) ou no treinamento de operadores para usar o medidor corretamente ou de forma mais consistente (variação do avaliador AV).
A tolerância total (USL-LSL) ou a variação total do processo (6 sigma dos dados do CEP de longo alcance) ou a variação total do estudo (6 sigma dos dados coletados apenas no estudo de medição) podem ser usadas para calcular a proporção usada no erro de medição. < br />
Diretrizes para aceitação da repetibilidade e reprodutibilidade do medidor (R&R):
– Erro inferior a 10%: a medição é aceitável.
– 10% a 30% de erro: o sistema de medição pode ser aceitável dependendo da importância da aplicação custo do medidor, custo de reparos ou melhorias e capacidade de processo existente.
– Mais de 30% de erro: o sistema de medição precisa de melhorias (dependendo da capacidade do processo); faça todos os esforços para identificar o problema e corrigi-lo.